Descrição enviada pela equipe de projeto. A paisagem educativa, sempre mutante, requer um entorno de aprendizagem que está continuamente vinculado a sociedade e ao mundo que a rodeia. Esse foi também o requerimento da Erasmus University Rotterdam ao entrar em contato com o escritório Paul de Ruiter Architects para desenhar tanto o interior quando o exterior do novo edifício universitário. Esta foi a oportunidade perfeita para desenhar um edifício totalmente integrado e sustentável, no qual o agradável ambiente de estudo no interior estivesse vinculado a vida no exterior do campus.
Estudantes e visitantes são livres para caminhar desde a praça adjacente diretamente ao átrio do edifício. Nesta animada parte do edifício, existem oportunidades para visitar o salão de beleza, sair comprar roupas ou compartilhar experiências e ideias em um dos cafés. Uma grande escada de plataforma conduz ao coração do átrio no primeiro pavimento, onde começa o edifício de ensino.
Do caos à calma
O interior foi desenhado completamente para satisfazer as necessidades dos diferentes usuários. A fim de permitir que os grandes grupos de estudantes movam-se livremente entre a entrada e suas salas de aula que estão no primeiro pavimento. Os estudantes que trabalham de forma independente ou em grupos menores podem encontrar um ambiente de trabalho tranquilo através das duas escadas que conduzem em forma de espiral aos pavimentos superiores.
Muita madeira do chão ao mobiliário
O equipamento é lúdico e pouco convencional. A faixa de madeira que separa a área de reunião próxima ao átrio das rotas de circulação é multifuncional. Ao longo da sua extensão, esta estrutura transita entre a composição do piso, do mobiliário e inclusive de escritórios funcionais. Graças à toda a madeira e as cores brilhantes que estão em todas as partes, o interior possui um aspecto puro e cálido. Obviamente, foram utilizados somente materiais naturais e sustentáveis.
Trabalhando com luz natural
A divisão em etapas faz com que o átrio se torne mais espaçoso até a parte superior. Isto possibilita a entrada da luz do sol, permitindo inclusive, alcançar a escada da plataforma na parte inferior do edifício. A parte superior de vidro do átrio foi desenhada para evitar que a luz do sol entre diretamente, permitindo que os usuários obtenham o maior benefício da luz solar, mantendo a temperatura agradavelmente fresca.
O vento vem de todas as direções
Nosso objetivo era desenhar uma fachada transparente que potencializasse a relação entre o interior e o exterior. A fim de permitir que a luz natural entrasse, evitando o calor excessivo do sol, desenhamos persianas especiais. Elas variam em profundidade dependendo da direção do vento, ajudando a proteger o vidro da luz direta e dos efeitos da sombra.
Natural sempre que possível, mecânico quando necessário
Nossa visão é: natural onde seja possível e mecânico onde for necessário. Com um sistema de climatização sustentável e um isolamento ótimo, garantimos que o edifício universitário fosse eficiente em termos energéticos. Fazendo o uso cuidadoso do fluxo de ar, criamos a ventilação natural para o edifício inteiro. Isto inclusive, se aplica a luz natural, tornando a iluminação artificial redundante. Também incorporamos numerosas tecnologias sustentáveis, incluindo armazenamento de energia térmica do aquífero no solo e reciclagem de energia.
Descrição do produto. Schüco criou a fachada multidisciplinar de alumínio do edifício Polak, através de um fino perfil que também assume tanto a função das persianas de alumínio para proteger o vidro contra a luz direta do sol, como a função das persianas para ventilar naturalmente o edifício.